O Instituto Piaget vai participar no projeto internacional Microsoft Learn for Educators. Com acesso a um conjunto alargado de ferramentas e materiais incluídos no programa, o Instituto Piaget passa a oferecer aos seus alunos a possibilidade de obterem algumas das certificações Microsoft mais reconhecidas pelo mercado.

O Microsoft Learn for Educators permite às instituições de ensino participantes no programa acederem a formação, conteúdos e módulos online disponibilizados pela empresa tecnológica para posteriormente oferecerem cursos alinhados com as certificações Microsoft. Este acesso é concedido a professores qualificados que se encarregarão de transmitir os conteúdos aos alunos da forma que entenderem mais conveniente e flexível – seja na sala de aula, em aulas online ou de forma assíncrona. 

O Instituto Piaget conta com 13 elementos do seu corpo docente envolvidos na fase inicial do programa. Todos os alunos do Instituto poderão propor-se e aceder aos cursos e certificações, estando os das áreas digitais e da gestão mais orientados para esta primeira fase. 

Em termos temáticos, a oferta dos cursos está direcionada para o Microsoft Azure, a plataforma de computação em nuvem desenvolvida pela Microsoft. O objetivo é capacitar os alunos que estão a dar os primeiros passos no domínio desta tecnologia. Assim, as instituições aderentes poderão oferecer certificações Microsoft como o Azure Data Fundamentals, o Azure Al Fundamentals, o Azure Fundamentals e o Power Plataform Fundamentals. Cada curso cobre os objetivos do exame da certificação Microsoft por meio de aulas baseadas em cenários do mundo real e exercícios práticos.

“A participação no programa Microsoft Learn For Educators representa uma mais-valia para o Instituto Piaget enquanto fator diferenciador da qualidade do seu ensino”, afirma Ricardo Simões Santos, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget e responsável pela implementação do programa. O docente acrescenta que “é objetivo do Instituto posicionar-se como uma das principais instituições de ensino na área digital em Portugal, pelo que a participação em projetos disruptivos e diferenciadores são a consequência natural da sua aposta”.

Dan Ayoub, diretor-geral da Microsoft para a área da educação, destaca sobretudo o papel da empresa na formação dos futuros profissionais: “Os alunos de hoje são os inovadores de amanhã. A Microsoft está empenhada em fornecer os caminhos de aprendizagem, as ferramentas e os recursos educacionais necessários para ajudar a preparar os alunos para o sucesso nas suas futuras carreiras”

A importância das certificações

Num mercado cada vez mais competitivo, as certificações podem, de facto, fazer a diferença. De acordo com um estudo da IDC (líder mundial na área de “market intelligence”) sobre Como as Competências em Cloud Estão a Acelerar as Carreiras dos Profissionais de TI, os profissionais certificados ganham 15% mais do que os não certificados, são quase 20% mais produtivos, e mantêm os seus cargos por mais tempo.

Outros estudos corroboram as vantagens de uma certificação. Segundo a pesquisa da Pearson Education (multinacional britânica do setor educativo), intitulada “Pearson Vue 2018 Value of Certification”, 67% dos inquiridos responderam que a certificação lhes dá uma maior autoconfiança nas suas competências, 55% disseram que o conhecimento adquirido foi efetivamente transferido para a sua função profissional, enquanto 41% assinalaram o aumento do seu grau de satisfação no emprego. Para 35%, entre os maiores benefícios esteve o aumento do seu salário e 44% destacaram o nível de trabalho desenvolvido com maior qualidade. (© 2019 Pearson Education. Direitos reservados. Reproduzido com permissão)

“Estamos convictos que esta ligação ao programa da Microsoft será recebida com entusiasmo pelos nossos alunos que poderão adquirir competências avançadas em áreas-chave. A experiência do nosso corpo docente, aliada aos conteúdos técnicos disponibilizados globalmente pela Microsoft, são bons indicadores para aumentar as suas chances de empregabilidade futura”, conclui Ricardo Simões Santos.

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