A Trend Micro Incorporated, líder global em cibersegurança, e a Fujitsu Limited concordaram em colaborar com fabricantes do sector automóvel para reforçar as medidas de segurança automóvel.

Com esta colaboração, a Fujitsu irá fornecer uma solução de segurança para carros conectados, o serviço V-SOC (Centro de Operações de Segurança de Veículos), e a Trend Micro Cloud One irá proteger a infra-estrutura cloud de backend. Estas soluções irão funcionar em conjunto para detectar anomalias nos veículos, como avarias no acelerador e no travão, e adicionar capacidades de detecção de comunicações não autorizadas e de tentativas de intromissão nos servidores de telemática, bem como dados de segurança na infra-estrutura cloud. Todos estes elementos são detectados e analisados de forma integrada.

As duas empresas pretendem fornecer novos serviços globais de segurança, incluindo no Japão, na Europa, nos Estados Unidos e na região da APAC a partir de Janeiro de 2022. Os novos serviços vão tornar possível a visualização do quadro geral de potenciais ciberataques através da detecção de ameaças com origem na infra-estrutura cloud, representando um alvo fácil para os atacantes, e associando estas capacidades de detecção a alertas no veículo. Os novos serviços vão ainda possibilitar a identificação do local da ameaça e a extensão do impacto dos ciberataques e a tomada de medidas adequadas, oferecendo um suporte de segurança robusto para os diversos fabricantes do sector automóvel. A partir de 2022, as duas empresas irão reforçar as medidas de segurança dos veículos, além da infra-estrutura cloud. 

De momento, as regras de cibersegurança no sector automóvel têm por base as regras definidas por um dos subcomités do Fórum Mundial para a Harmonização dos Padrões Automóveis (WP.29). É exigida a aplicação das regras WP.29 aos CSMS (Sistemas de Gestão de Cibersegurança). Estas regras descrevem a necessidade de um sistema que recolha, monitorize e analise informação de ameaças tanto dentro como fora do veículo para concretizar a condução autónoma. Fabricantes automóveis de todo o mundo estão a tomar contramedidas com base nestas orientações.

Associando a V-SOC da Fujitsu e a Trend Micro Cloud One, é possível reunir os registos de segurança da infra-estrutura cloud, além de dados do veículo, o que permite uma maior detecção e recolha de informação sobre ameaças. Ao correlacionar os dados recolhidos com o SIEM, quando um incidente ocorre, os utilizadores podem de pronto determinar a origem do ataque e a extensão do seu impacto, e fornecer ao cliente informação para uma resposta imediata. Esta solução é um serviço único que suporta fortemente as medidas de segurança dos clientes em carros conectados.

A nova solução de segurança desenvolvida através desta colaboração será implementada globalmente (incluindo Japão, Europa, Estados Unidos e a região APAC), destinando-se a fabricantes automóveis, empresas do sector, leasing automóvel e empresas de aluguer de veículos que desenvolvam negócio em áreas como os carros conectados, os veículos eléctricos e a condução autónoma.

No futuro, a Fujitsu promoverá esforços para concretizar cidades inteligentes com a mobilidade como ponto de partida, aproveitando uma série de dados de tráfego e sobre os veículos recolhidos em áreas como a condução autónoma e a logística. A Trend Micro continuará a fornecer soluções de segurança para a nova geração de carros conectados e mobilidade.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 448 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top