A Kaspersky, empresa de cibersegurança líder de proteção endpoint, adquiriu a empresa – Brain4Net. A empresa tem vindo a desenvolver soluções e serviços para ajudar empresas e fornecedores de serviços a adaptarem-se às tecnologias modernas, tais como o Software-Defined Wide-Area Network (SD-WAN) e o Network Functions Virtualization (NFV), através de uma rede de infraestruturas existente. A equipa da Brain4Net juntou-se à Kaspersky e vai contribuir para a construção de uma estratégia de segurança em rede fidedigna. A par desta missão, irá contribuir com o Secure Access Service Edge (SASE), com a oferta de XDR.

De acordo com o IDC, a previsão é de que os gastos mundiais na cloud cheguem a 1.3 mil milhões até 2025. Neste contexto, acelerado pela pandemia, com impacto nas forças de trabalho remotas, tornou-se difícil para as organizações gerirem e conseguirem proteger-se das ameaças as suas infraestruturas geograficamente dispersas. O SD-WAN permite que as equipas superem este desafio ao disponibilizarem uma gestão eficiente e simplificada do uso das funções de segurança – possibilitando a proteção da infraestrutura como um todo.

Uma oferta com Secure Access Service Edge (SASE)

Uma força de trabalho remota que conjuga elevados níveis de dados e tráfego, que se movem entre serviços na cloud pública, filiais e centros de dados, que ditam a necessidade de acesso a soluções imediatas, estáveis e seguras para os utilizadores, independentemente da sua localização. Este fenómeno acaba por dar origem a um novo conceito de segurança em rede intitulado de Gather, como é o caso do Secure Access Service Edge ou SASE, que oferece segurança e conectividade adaptada às necessidades.

Ao adquirir a Brain4Net, a Kaspersky compromete-se a trazer uma oferta completamente nova de SASE para o mercado, que oferece uma plataforma única que combina as vantagens de segurança e tecnologia da Kaspersky com os recursos, a experiência de orquestração e o controlo em rede da Brain4Net. Com esta ação estratégica, a Kaspersky será capaz de oferecer aos seus clientes corporativos serviços de segurança e conectividade.

Em particular, a futura oferta SASE da Kaspersky acabará por incluir um corretor de segurança de acesso à cloud (CASB), um getaway web seguro em cloud (SWG), uma plataforma de proteção do volume de trabalho (CWPP), um gestor de postura de segurança (CSPM), acesso à rede de confiança zero (ZTNA), entre outros serviços.

Evolução da plataforma Kaspersky XDR

As soluções de segurança existentes, muitas vezes, podem não apresentar uma abordagem holística, na deteção e resolução de ameaças graves existentes. A integração de controlos de rede de terceiros, que passem por soluções de classe Extended Detection and Response (XDR) de fornecedores de segurança de terminais, por si só não fornecem visibilidade e acesso a recursos de investigação suficientes, face aos incidentes que ocorrem dentro dos ambientes corporativos.

Esta aquisição irá permitir à Kaspersky evoluir precisamente ao nível das soluções já existentes de XDR, em larga escala. O SASE, acaba por trazer benefícios óbvios para a XDR, aumentando a capacidade de recolher telemetria do tráfego em rede, a habilidade de travar um ataque em qualquer lugar na rede e a possibilidade de orquestração e gestão de forma simples, a partir de um único ponto de controlo, tudo graças ao SASE. 

A nova oferta XDR, baseada numa solução EDR nativa da cloud, irá providenciar visibilidade e funcionalidades avançadas para todas as deteções baseadas em IA e lógica de resposta automática - ao longo dos terminais e na rede. Em particular, a XDR da Kaspersky irá trazer uma panóplia de cenários de resposta automatizada para incidentes (desde o bloqueio da execução de um arquivo num terminal, até ao bloqueio de determinados segmentos da rede ou infraestrutura interna - para determinados tipos de utilizadores), conjuntamente com ferramentas de segmentação da rede.

Adicionalmente, o Kaspersky XDR será construído numa arquitetura unificada do servidor, providenciando uma gestão centralizada a partir de apenas uma consola web. Os clientes estarão aptos a controlar e proteger-se de potenciais ameaças provenientes dos pontos de entrada mais populares: rede, tráfego da web, emails, estações de trabalho, servidores e máquinas virtuais. Ao trabalharem em conjunto, a plataforma XDR e o SASE, permitiram que as empresas implementem uma estratégia de confiança zero. Sendo líder mundial, além da deteção e análise da tecnologia avançada e integrada, a plataforma beneficia de TI – Threats Intelligence – está em constante atualização e validação, feita pelos principais especialistas da Kaspersky.

Um ecossistema para a segurança corporativa

Todos estes componentes, anteriormente mencionados, vão tonar-se parte integrante de um único ecossistema - que representa a visão da Kaspersky para o futuro da cibersegurança corporativa. O elemento central deste ecossistema é a Kaspersky Open Single Management Platform. Esta, tornar-se-á uma plataforma tecnológica nativa na cloud, que irá construir o Kaspersky XDR e utilizar uma arquitetura agnóstica no seu modelo de implementação. Desta forma, a plataforma pode ser usada numa cloud pública, privada ou até mesmo local.

“Estamos entusiasmados por unir forças com a talentosa equipa da Brain4Net, que já construiu tecnologias e serviços maduros a nível mundial na orquestração e controle de rede. Estou confiante de que o seu conhecimento e experiência, articulados com as tecnologias de segurança mais premiadas e a reconhecida experiência em ameaças da Kaspersky, se irão fundir perfeitamente com a nossa visão de segurança corporativa, enquanto as novas ofertas irão ajudar os agentes de segurança a acelerar a deteção, investigação e controlo de ameaças - reduzindo o tempo médio de resposta ”, diz Andrey Efremov, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Kaspersky.

Max Kaminskiy, CEO e cofundador da Brain4Net, acrescenta: “Estamos muito satisfeitos por fazer parte da equipa da Kaspersky. A disseminação da tecnologia SD-WAN precisa de um cenário de negócio forte, que é o Kaspersky XDR, e a escolha das tecnologias Brain4Net confirmam a excelência dos produtos e as competências da empresa. Juntos, continuaremos a tornar o mundo num lugar mais seguro e confortável."

Para mais informação acerca da Kaspersky Open Single Management Platform consulte o site.  

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1019 vezes
Tagged em
Top