A primeira viagem, em Portugal, de condução autónoma e conectada com 5G, em ambiente real, decorreu hoje na Ponte Internacional Valença-Tui e contou com 5G da NOS. Esta ação marcou a conclusão do projeto europeu 5G-MOBIX, que veio demonstrar o papel do 5G na mobilidade autónoma conectada.

Durante esta demonstração pública, o shuttle autónomo encontrou vários obstáculos, todos ultrapassados graças à conectividade 5G. Num primeiro caso, perante a obstrução do percurso, o veículo passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução, remotamente, usando uns óculos de realidade virtual. Noutro caso, um pedestre que se encontrava num ângulo morto do veículo foi detetado por um sensor instalado na ponte, que passou a informação à rede e ao shuttle, evitando a colisão. Toda a informação foi transmitida pela rede 5G da NOS, fazendo uso de tecnologia Nokia, em tempo real, assegurando a velocidade, baixa latência e a fiabilidade da comunicação, essenciais para garantir a segurança e sucesso da viagem.

Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS, sublinhou: “Hoje, assistimos a um momento determinante na preparação do futuro da Condução Autónoma. Tivemos oportunidade de participar em demonstrações em ambiente real e com obstáculos verdadeiros, algo nunca antes feito em Portugal. E tudo isto num corredor transfronteiriço, onde foi necessário ultrapassar vários desafios relacionados com a interligação das redes dos dois países.”

“Esta é a conclusão de um longo percurso que reuniu vários parceiros e que não nos deixa dúvidas que o 5G será essencial na Mobilidade Autónoma Conectada. Da parte da NOS queremos continuar a liderar momentos pioneiros como este, abrindo caminho para um futuro com uma mobilidade mais inteligente e mais acessível a todos, mas também com maior segurança rodoviária e sustentabilidade”, concluiu o Administrador da NOS.

A iniciativa 5G-MOBIX, financiada pela União Europeia (2018-2022) no âmbito do Horizonte 2020, tem como objetivo principal estabelecer a base para o desenvolvimento de corredores 5G e impulsionar o desenvolvimento de oportunidades aplicadas à Mobilidade Autónoma Conectada. O consórcio reúne 58 parceiros de 13 países da União Europeia, bem como Turquia e Coreia do Sul, entre outros.

O projeto do corredor transfronteiriço Portugal-Espanha liga o Porto a Vigo e a equipa de investigação cobre toda a cadeia de valor, desde empresas do setor automóvel e da área da mobilidade, operadores de telecomunicações, até autoridades públicas e centros de investigação. Esta equipa tem trabalhado os vários cenários de Condução Autónoma Conectada com vários desafios de interoperabilidade, sem falhas, entre múltiplos operadores de diferentes países.

Ao longo dos quatro anos do projeto, a NOS trabalhou em parceria com a Nokia, tendo disponibilizado espetro para os vários testes piloto e sido responsável pelo desenho, configuração e implementação da rede 5G, bem como com a interligação com a rede da operadora espanhola.

Os insights resultantes do projeto 5G-MOBIX servirão de informação de base para a definição de novas regulações e standardizações, a nível europeu, relacionadas com a Mobilidade Autónoma Conectada, bem como para impulsionar o desenvolvimento de novos modelos de negócios em torno desta área.

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