A Microsoft disponibilizou recentemente a primeira Insider Preview do Windows 11 para todos os utilizadores registados no Dev Channel.

Após a instalação da Build 22000.51, é expectável que os utilizadores se deparem com alguns bugs que não causam grande impacto na utilização do sistema operativo, contudo, poderão existir casos em que a sua utilização fica seriamente comprometida. Quando isto acontece e enquanto não existe uma resolução definitiva para o problema, os utilizadores podem recorrer às opções que permitem reverter o sistema operativo para a Build instalada anteriormente.

Ao utilizar esta opção de recuperação, o Windows 11 remove todas as aplicações instaladas após a atualização, assim como qualquer personalização, e repõe toda a informação a partir da pasta Windows.old.

Se já instalou o Windows 11 e tiver necessidade de fazer rollback, veja nos passos seguintes quais os procedimentos:

Nota: Esta opção está disponível nos primeiros 10 dias após a atualização. Findo este tempo, a pasta Windows.old é eliminada e a opção de rollback desativada.

Vamos clicar no Start e depois em “Settings”.

No painel esquerdo vamos clicar em “Windows Update” e no painel direito na opção “Advaced options”.

Uma vez nas opções avançadas, vamos clicar em “Recovery”.

Na opção “Previous version of Windows”, vamos clicar no botão “Go back” para iniciar o processo de rollback.

Screenshot (125)

No ecrã seguinte, vamos indicar um motivo para querermos remover a Build e clicar em “Next”.

Screenshot (127)

Após o passo anterior, podemos optar por procurar atualizações ou simplesmente clicar na opção “No, thanks” para continuar.

Screenshot (128)

Em seguida, é mostrada uma lista dos procedimentos a executar durante e após a desinstalação da build. Vamos continuar, clicando em “Next”.

Screenshot (129)

No ecrã “Don’t get locked out”, é mostrada uma mensagem a alertar o utilizador de que se usava uma password para iniciar sessão antes de instalar o Windows 11, a mesma terá que ser utilizada após a desinstalação da atualização, caso contrário, corremos o risco de ficar “trancados”. Após a leitura do aviso, clicamos em “Next” para seguir com o processo.

Screenshot (130)

No ultimo ecrã apresentado, vamos então confirmar a decisão de remover o Windows 11 e clicar no botão “Go back to earlier Build”. O processo é então iniciado e a Build anterior reposta.

Screenshot (131)

Quando o processo terminar, vamos iniciar sessão no Windows 10 e instalar as apps que foram removidas durante o rollback.

Se a razão do rollback for efetivamente problemas que impeçam a exeução do Windows 11, os utilizadores poderão optar por deixar de receber temporáriamente novas builds ou em ultimo caso, alterar o canal de Dev para Beta até que os problemas identificados sejam resolvidos.

Como sempre, esperamos que este guia seja útil a quem segue a Wintech. Pode encontrar também outros artigos interessantes sobre o Windows 11 no nosso parceiro IT-Online .

 
Classifique este item
(0 votos)
Ler 2649 vezes
Tagged em
Top