Com a ajuda de especialistas em cuidados pessoais e beleza, selecionamos alguns exemplos sobre os avanços da tecnologia em tais áreas:
Personalização dos cosméticos
De acordo com o portal Monedero Smart, especializado em análises de produtos, a tendência de mercado no ramo de belezas e cuidados pessoais é a hiperpersonalização. Assim, produtos para pele, rosto, barba e cabelos ganham números ainda maiores de versões, com cada uma indicada para biotipos diferentes.
A personalização já é tão grande que chega a nível individual: novas tecnologias são capazes de medir características próprias de cada pele ou cabelo para indicar exatamente que tipo de composição de produto é mais recomendada.
Corrida e exercícios cada vez mais agradáveis
No universo da moda fitness, a tendência é a busca por roupas especiais para corridas e exercícios mais confortáveis, seguras e práticas. Controle térmico, modelagem do corpo e amortecimento são algumas das palavras-chaves para os cientistas da atualidade.
A tecnologia relacionada aos exercícios físicos também aparece na enorme quantidade de aplicações para telefones móveis que incentivam a prática, seja com programas pré-definidos ou apenas com funções variadas para acompanhar progresso e fazer anotações.
Saúde mental acima de tudo
Bem-estar e cuidado pessoal são cada vez mais associados à saúde mental. As aplicações para telefones móveis relacionadas aos exercícios físicos e corrida se destacam, mas há outros capazes de medir questões como qualidade do sono e nível de estresse.
Uma grande novidade recente é o auscultador que ajuda o usuário a adormecer, melhorando consideravelmente a qualidade do sono. Se aliado a aplicações como a Sleep Cycle, pode gerar um salto na disposição e no bem-estar do dia a dia do usuário.
A revolução das roupas digitais
Está cada vez mais próximo o momento no qual as roupas digitais serão grande parte do mercado. Trata-se de peças que não existem no mundo real devido à complexidade da confecção, mas que podem ser colocadas no cliente para fotos, vídeos ou outras apresentações virtuais.
A tecnologia por trás das roupas digitais é enorme e o mercado é complexo: promete “fabricar” peças que se adequam perfeitamente ao corpo e à silhueta de cada um, produzindo efeitos belíssimos.
Se hoje já estamos constantemente preocupados com estarmos bem vestidos quando saímos de casa, em breve talvez a norma também se aplique para encontros virtuais ou para qualquer foto ou vídeo nos quais apareçamos.