Quando inovações tecnológicas caem no gosto da população, elas passam a ter o poder de criar novos hábitos e até ditar tendências de moda. Com as revoluções vividas neste século, isso ficou bem evidente em vários momentos em que as tecnologias inspiraram grandes mudanças de comportamento. Neste artigo, listamos algumas das principais e quais foram os costumes provocados por seus adventos.

iPod e o modo de ouvir música

A Apple é uma das empresas que mais tem poder de ditar costumes através de suas inovações, o que fica evidente no filme Steve Jobs, disponível na Netflix e no GooglePlay segundo o agregador LateNightStreaming, que conta a história do líder visionário e da maneira como ele conseguiu transformar alguns anseios da população em tecnologias de sucesso. Uma das principais revoluções trazidas pela companhia foi a popularização de um novo modo de ouvir músicas, bem mais particular e íntimo, com o lançamento do iPod.

Até existiam equipamentos que permitiam a reprodução sonora nos fones de ouvido, mas eles eram limitados às mídias físicas, como os CDs e as fitas cassetes. O iPod permitiu uma coleção de músicas muito maior em um aparelho muito menor. Hoje em dia, isso já está naturalizado de tal forma que é até difícil entender como a mudança foi enorme, mas o fato de poder carregar consigo milhares de músicas transformou para sempre o consumo dessa arte.

Dispositivos vestíveis

Os dispositivos vestíveis começaram a aparecer com força na década de 2010 e ao longo dos anos se consolidaram e criaram tendências de moda. O maior exemplo vem dos smartwatches. O relógio de pulso chegou a ser considerado um item obsoleto, considerando que os celulares informam as horas da mesma maneira. Mas, com a chegada dos relógios inteligentes, voltamos a ver o objeto nos pulsos dos jovens com mais frequência. Com o tempo, os smartwatches passaram a ganhar aparências mais modernas e seguir tendências do mundo fashion, aumentando seu impacto.

Moda acessível

O mundo da moda sempre foi um pouco restrito às passarelas e aos especialistas. Mas, com a popularização das redes sociais para compartilhamento de conteúdo, isso mudou. O início da década passada foi marcado pelo surgimento de diversas blogueiras de moda, que tornaram o assunto mais acessível e influenciaram toda uma geração, alterando os modos de se vestir e de consumir peças de roupa.

Filtros em fotos

Talvez a última grande revolução causada pelas técnicas recentes seja as várias alterações nos padrões de beleza consolidados provocadas pelos filtros para fotos disponíveis nos aplicativos. O primeiro a aparecer com a novidade foi o Snapchat, mas logo isso se estendeu para o Instagram e virou moda. Os filtros foram capazes de influenciar o surgimento de novas tendências de maquiagem e até mesmo de provocar um aumento na procura por alterações faciais, com o objetivo de tornar os rostos reais cada vez mais parecidos com os digitais.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 396 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top