A NOS Madeira inaugura hoje o seu Data Center integralmente renovado, no Funchal. A infraestrutura foi dotada da mais avançada tecnologia, permitindo fortalecer o suporte ao negócio da operadora, nomeadamente nas áreas de Cloud e serviços associados na Região Autónoma da Madeira.

O mais recente Data Center da NOS Madeira substitui uma infraestrutura com quase três décadas e insere-se no investimento da empresa para aumentar a capacidade e a fiabilidade dos serviços prestados aos clientes da NOS Madeira, reforçando a entrega de novas soluções ao mercado empresarial e particular, e respondendo às necessidades da sociedade digital, presentes e futuras.


Agora melhor preparado para suportar as tecnologias de última geração, incluindo o 5G e as suas características inovadoras, o novo Data Center utiliza soluções altamente seguras e mais sustentáveis. A duplicação de sistemas de rede e a otimização dos sistemas energia e refrigeração, permitem uma poupança significativa, tornando esta estrutura 28% mais eficiente face à anterior.

Representando um investimento de 500.000 euros, a requalificação da nova infraestrutura envolveu uma equipa de 50 profissionais, num trabalho efetuado ao longo de 6 meses. Ao longo deste período foram migrados quase 950 equipamentos, sem afetar a totalidade dos serviços residenciais e empresariais prestados pela NOS Madeira, graças a um esforço acrescido para manter o normal funcionamento das operações, com a qualidade habitual.

Comprometida com o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, este projeto reflete a aposta contínua da NOS Madeira no processo transformação digital do arquipélago, bem como a sua ambição de entregar serviços de excelência e soluções inovadoras.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “a partir de hoje, as empresas e os clientes particulares na Madeira têm ao dispor um dos mais modernos e eficientes Data Center em Portugal, integralmente preparado para os desafios do futuro, como é o caso do 5G. Esta nova infraestrutura sublinha o forte compromisso da NOS com a Região, e acrescenta mais soluções, capacidade e segurança no serviço aos clientes na Madeira”.

O parque de Data Centers da NOS é objeto de investimento contínuo por parte da operadora, representando cerca de 10M€ anuais. Com esta nova infraestrutura, a NOS passa a contar, na Madeira, com uma área total acumulada de 300 m2 de salas técnicas e de alojamento distribuídos por dois Data Centers na Região, elevando assim para 3487 m2 a capacidade instalada da NOS distribuída por sete Data Centers em todo o território nacional.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1028 vezes
Tagged em
Top